Julho está no fim e, para encerrar com chave de ouro, resolvemos trazer dois insights que irão agregar mais valor ao seu âmbito profissional. No início do mês participamos do Scrum Gathering Rio 2017, o evento mais ágil da América Latina, que aconteceu entre os dias 6 e 8, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Aproveitamos para trazer informações relevantes sobre ele e sobre a metodologia para você! O Scrum Gathering acontece em diversas partes do mundo e o principal intuito de participar foi aprender mais sobre a metodologia.

Acreditamos que, ao utilizá-la da forma correta, tornamos o trabalho mais dinâmico e eficiente. Por isso, mais que aprender, resolvemos compartilhar com você esse aprendizado!

Jeff Sutherland, co-criador da metodologia Scrum, palestrando no Scrum Gathering Rio 2017.
Jeff Sutherland, um dos criadores do Scrum, no Scrum Gathering Rio 2017. Foto: Rodrigo Leote.

 

Insights sobre o Scrum

Entre as palestras mais bacanas de que participamos estava a do co-criador do método, Jeff Sutherland. Ele explicou que Manifesto Ágil foi escrito em 15 minutos em um grupo de pouco mais de quatro pessoas. Por isso, é dele nossa primeira dica.

#1 – Comece com um único time pequeno:

A visão do cofundador é de que o processo e as ferramentas em excesso atrapalham a produtividade das empresas. Apresentou dados que mostram que as empresas que adotaram a metodologia chegaram a aumentar em 500% sua produtividade.

Para quem tem dúvidas sobre como escalar de modo ágil uma organização inteira, essa é a dica do mestre – começar com pequeno grupo. Depois que uma equipe estiver utilizando o Scrum corretamente e com constantes melhorias, é só partir para o outro – e assim por diante!

#2 – Livro sobre Scrum PLoP (Pattern Languages of Programs):

Na verdade não se trata de uma dica sobre o método em si, mas de algo que está em desenvolvimento e que ajudará muito a implementá-lo de forma correta. Um grupo de pessoas está construindo o livro com o objetivo de resolver um problema relacionado à metodologia.

Cada pattern possui um nome para identificá-lo. Então há uma explicação do problema e, em seguida, o que fazer para resolvê-lo. O livro é bem detalhado, mas trouxemos um exemplo simples de como será:

DayCare (nome do pattern)
Your experts are spending all their time mentoring novices (problema).
Therefore: put one expert in charge of all the novices, let the others develop the system (solução).

O livro ainda não foi lançado, mas já existe um site para acessar todos os patterns já criados (clique aqui para acessar).

PoaTek no Scrum Gathering Rio 2017

A decisão de quem representaria a PoaTek no Scrum Gathering Rio 2017, com todas as despesas pagas, foi feita por meio de um sorteio entre os interessados.

O sortudo foi o nosso engenheiro de Software Rodrigo Leote – que ficou imensamente satisfeito com a oportunidade. Isso porque ele ele já tem duas certificações relacionadas ao processo de desenvolvimento Scrum. Certified Scrum Professional (CSD) e Certified Scrum Master (CSM).

E então, quer participar do nosso time e compartilhar experiências e aprendizagens como essas conosco? Então confira nossa oportunidades na área de TI e venha ser parte do #teamPoaTek!